sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Móveis Planejados - A cozinha

Oiiii

Tudo bem com vocês?

Hoje trago notícias de última hora. Essa noticia eu não vou deixar guardada não, porque foi uma das coisas que mais me afligiu essa semana. 

Pra quem não leu, minha cozinha lá em 2010 seria essa aqui. Claro que muito tempo se passou e as coisas vão se atualizando e necessitava atualizar meu projeto.

Na semana passada, fechamos o projeto novo, mas até então eu não estava conseguindo acesso aos manuais com as medidas do meu fogão, geladeira e microondas. Não tinha nem me atentado pra isso. 

Depois, já com acesso as medidas desses equipamentos, tive que refazer tudo o que havia pensado na semana passada, mas enquanto isso o pedreiro estava só aguardando as orientações para descer/subir torneira/tomada. Acabou que perdemos dois dias porque precisava de todas essas mudanças pra repassar pra ele.

Baseado nessa minha realidade, sugiro considerar pontos bem importante quando forem planejar a cozinha de vocês:
  • Saber quais eletrodomésticos que você vai comprar ou já ter possuir esses equipamentos.
Falo isso porque precisamos das medidas de altura, largura, profundidade, folgas e etc.
  • Ter em mãos os manuais desses produtos acima.
No manual tem toda a orientação de como proceder para instalação. No próximo post vou falar sobre isso com mais detalhes considerando meus eletrodomésticos. Esse ponto nunca pensei que fosse tãoooo importante, portanto, baseado nessa experiência, não deixem de consultar.

O meu projeto acho que ficou completamente diferente do que era, vejam só o antes e depois:

 
                 
Cozinha Projeto em 2010
Cozinha Projeto em 2010

Cozinha Projeto em 2013

O lado direito é o espaço da geladeira

As mudanças:
  1. O microondas que ficava do outro lado mudou de lugar - aqui entra a questão da profundidade que abordarei melhor no próximo post
  2. Os armários passaram a ocupar toda a parede principal incluindo a lavanderia.
  3. Não haverá mais divisão entre a área de serviço e a cozinha - eu era fascinada por essa opção. Desapeguei. Preciso de algo funcional e não poderia abrir mão de outras coisas por isso
  4. Mudei a geladeira de lugar - nesse ponto já comentei até em outra postagem. Visualmente essa é a melhor opção ao meu ver. Mas temos considerações depois pra ser feita também!
  5. Do outro lado inicialmente só ficará uma mesa. Futuramente colocarei uma torre/despenseiro pra ter mais espaço e também vai servir um pouco pra esconder o varal.
  6. Antes: puxadores convencionais; Agora: perfil de alumínio

Destas mudanças a questão do microondas (1) talvez foi a que mais me incomodou. Poderia ter colocado na área seca ao lado da cuba, mas sou alta e meu microondas é profundo, ele sairia em 20 cm do alinhamento dos armários superiores ficando na linha dos olhos, me atrapalharia no preparo dos alimentos. Poderia vir também pra cima do tanque, mas ocorreria o mesmo ao usar o tanque, então foi o que restou. Meu microondas uso pra esquentar ou para descongelar eventualmente. Não preparo alimentos nele, então não me atrapalharia percorrer a grande distância  até o final da cozinha/lavanderia.

Em seguida a questão da divisão com a área de serviço (3). Desde que me entendo por gente sempre quis isso. Mas eu perderia 5 cm e perderia o apoio do tanque que ficará bem na ponta da pedra (meu tanque não é no canto como na maioria dos apartamentos).

Cores: os armários serão brancos com tamponamento apenas na horizontal das partes inferior e superior na cor marrom. Na vertical além de aumentar bastante o preço iria tirar preciosos espaços dos armários, mas já fiquei satisfeita assim.

Na área do tanque o armário será feito depois, pois temos que ver a questão do tanque e do sifão para fazer um armário meio falso rsrssr 

Acredito que a Lava e Seca vai me ajudar muito no quesito de sempre ter o mínimo de roupa no varal e outro ponto positivo é que fiquei com 1,20 de circulação (L) aproximadamente. Uma futura torre/despensa será considerada mais pra frente e essa circulação ficará em aprox. 80 cm na área da bancada apenas.

A cuba e o tanque devo comprar mais pra frente, aqui colocaremos primeiro o armário, depois a pedra, mas com a mão francesa (ainda vou ver qual versão pra não atrapalhar no armário). Como as fábricas entram em recesso os pedidos só começarão a sair a partir de 09.01.14, então depois dessa data vou contar mais 30 dias pra entregarem.

Espero que tenham gostado. Aguardo opinião e sugestões pois até segunda ainda é possível mudar.

Bjos!

18 comentários:

  1. Oiiiii ...Nossa eu sou suspeita pra falar , pq eu sempre fui contra a divisão com vidro dividindo a lavanderia da cozinha . ENTÃO EU AMEIIII . o novo projeto . Eu acho que se colocarmos armários e granito seguindo uma linha reta temos um ambiente maior com a impressão de que tudo maior . Por isso tb optei por não ter a porta de vidro separando .Hoje com a lava e seca , fica tudo mais facil . ADOREI ...

    Beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mari, realmente deu uma sensação muito melhor com o armário na parede toda. Eu não queria essa opção, mas já estou amando! Só fiz uma alteraçãozinha apenas da posição do microondas.

      Excluir
  2. Caramba, fico gigante essa cozinha no novo projeto... Parabéns Juju, não deve ta nem um pouco ansiosa rs. Abraço

    Lucas Campanini
    fazendonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Sabrina. Adicionei seu blog a minha listinha!


      Nem me fale em ansiedade, mas é tãoo gostoso essa parte!

      Excluir
  3. Oi Juju... gostei muito do seu novo projeto... acho que ficou mais limpo e organizado. Isso que vc falou de medir os eletros antes é fundamental, quando pegamos as chaves do apê, fizemos os desenhos com fita isolante no chão e nas paredes... para ter uma noção de como ficaria tudo hihihi!

    Beijinhos

    Fran Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, obrigadinha pela visita e nem tive tempo de fazer isso da fita isolante, o quebra-quebra começou logo! srsrs

      Excluir
  4. Oi Juju!
    Sua cozinha ficará linda!!!
    Realmente o novo projeto ficou bem diferente do primeiro e melhor! :)
    Meu novo blog http://sonhadadecor.blogspot.com.br/
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi,

      Obrigada, realmente ficou outra coisa!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. ah...já adicionei o novo blog!!

      Excluir
  5. Oi Juci, seus armários é da Italínea? Quero informações sobre planejados pois não tenho a mínima noção de onde fazer. Ficou jóia seu projeto, você mesmo fez ou contou com ajuda do projetista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, eu fiz numa loja de planejados! Quem me dera ter condições de pensar tudo isso, já alterei várias vezes esse projeto!

      Excluir
  6. Jucu, ficou. Ótimo seu novo projeto, no ap que moro atualmente também não coloquei divisória a cozinha ventilada é muito melhor. E a lava e seca é essencial para quem mora em ap. Parabéns sua cozinha vai ficar linda. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb gostei mais assim Sabrina,

      A roupa é que me preocupa mas vou ver como fica o dia a dia!

      Excluir
  7. oiii


    o seu projeto agora ficou muito parecido com o meu
    adoooreiiii
    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Juci gostei do seu projeto. Quando eu fiz o da minha cozinha eu ficava toda hora conferindo as medias dos eletros para dar tudo certinho, como foi eu mesma que projetei ficou mais fácil alguns eletros eu comprei antes de projetar.As tomadas é um item importante como a passagem do gas e agua. hj mesmo fizemos todas essas coisas aqui kkkkk
    beijinhos senti falta de ver meu bloguinho aki do lado como vc mencionou em outro post eu também sigo primeiro a minha lista lateral pra visitar cada uma amiga blogueira
    beijinhos
    Sonhos de um Casal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi...que gafe! Vou sempre lá e não tenho você na lista! Mas agora já está adicionada.

      Nem me fale em medir tudo, pensar em tudo, porque tive que fazer tudo isso!

      bjos

      Excluir
  9. Olá. Acredito que vc nem vá mais ver o comentário aqui, mas comprei um apartamento que tem a mesma disposição inicial do seu (odem fogão-geladeira). Como vc conseguiu mudar?? Necessito saber! Espero que veja e responda. Obrigada!

    ResponderExcluir