terça-feira, 26 de novembro de 2013

O que desejo - Iluminação

Oi, Oi, Oi pessoas!

Olha eu aqui de novo!

O assunto hoje é sobre iluminação. Montei um mega, ultra, power projeto de iluminação (#sqn) pro apê. Minha experiência com a área beira a zero. Até hoje só sei acender, apagar e trocar lâmpada, então nem copiem o meu projeto, rsrs. Vou me atrever a escrever um pouco sobre o que andei pesquisando hehehe

Vamos deixar de conversa e vamos ao projeto:


Pra facilitar pra vocês, temos até legenda, olha que chique:




Meu plano é colocar nos Plafons serão com luz branca e os spots com led branca quente. Mas, afinal, o que é LED branca quente, LED Branca fria e finalmente LED?

Antes da popularização, a maioria dos projetos de iluminação utilizavam a famosa dicróica que são aquelas lâmpadas que vou chamar aqui de as amarelinhas. Mas essas amarelinhas possuem um alto consumo em relação às lâmpadas de LED, mas não é correto dizer que as dicroicas devem ser evitadas, porque na reprodução de cores as dicroicas possuem um melhor desempenho, sendo assim, se quiserem dar destaque a obras de arte (ui!) ou algum outro objeto de decoração, a dicroica é a mais recomendada.

Fonte
As lâmpadas de LED são mais econômicas, duram mais, inclusive achei comparações onde a vida útil da LED chega a cinquenta mil horas e principalmente não são tão quentes quanto ás dicroicas. Por não gerar tanto calor, não dão aquela impressão que temos quando estamos em baixo de uma dicroica, que nos faz sentir muitoooo calor, exageroooo. Tem também como vantagem o fato de não atrair insetos.
LEDs brancos quentes têm uma tonalidade ligeiramente amarela, esta temperatura de cor reproduz melhor as cores do ambiente. É a cor mais próxima à iluminação incandescente, tornando o ambiente mais aconchegante e é a opção mais popular para todos os tipos de iluminação interna. No entanto, LEDs brancos quentes tem um fluxo luminoso um pouco menor e não vai ser tão brilhante como os LEDs branco frio, nem tão brilhante como a iluminação incandescente ... Mas a maioria dos consumidores dizem não notar a diferença.
LEDs brancos frio são mais frequentemente utilizados em locais com esquemas de cores frias, como cozinhas que contêm uma grande quantidade de aço inoxidável, ou em ambientes de trabalho. Esta iluminação também é muito bonita quando utilizada para a decoração, e também é comum em iluminação funcional, como faróis de carros ou em caminhões. Alguns dizem que LEDs branco frio tendem a achatar contrastes de cor, por isso são menos desejáveis quando a arte é mostrada. Fonte.

Os tipos AR e PAR (de HaloPAR) que sempre lemos por aí refere-se aos tipos de lâmpadas. As PAR 20 ou 30 diferem no tamanho e potência, sendo que a primeira é recomendada para bancadas de banheiro, de estudo, onde se quer boa iluminação, sem o incômodo de esquentar o local e as AR são ideais para destacar objetos.


Voltando ao mega, ultra, power projeto (#sqn) serão no total 19 lâmpadas led's quentes. Apesar de ser aconselhado na cozinha lâmpadas brancas, no meu caso pretendo usar apenas na parte da iluminação da bancada duas lâmpadas de LED quente pra que fique desse jeitinho.



Outra questão é a iluminação do mini mini corredor  porque não sei se vale a pena colocar um plafon nele, acho que não terá necessidade. Sobre a necessidade de iluminação da área do box (se é que terei essa necessidade mesmo)  recomenda-se o uso de lâmpadas à prova d'água, como as halógenas PAR.

E que tal ousar e colocar uma LED azul n área do box do banheiro da minha mini suíte? Não estou convencida disso por causa do tamanho do banheiro. Um dimer na sala também cai muito bem pra um jantarzinho romântico, uma sessão de cineminha a dois...delícia!

A iluminação está diretamente ligada ao gesso, pois não pretendo usar trilhos. No quarto, apenas se eu conseguir convencer o maridão colocaremos essa iluminação, mas na sala, independente se formos rebaixar por completo ou se fizermos apenas sanca fechada, o projeto será esse mesmo.

Eu já fui nas três maiores lojas da cidade e não achei meus spots quadrados, acho que vou comprar pela internet. O modelo é este da imagem abaixo. Quem já comprou pela internet, por favor help me please!



Ainda não contratamos o gesso, fizemos  um orçamento apenas e o pedreiro já começou. Estou me sentindo perdidinha gente! Help me please People!

Quando fechar tudo, trago novas notícias sobre minha iluminação, essa mini pesquisa foi pra me dar um norte.

_____________ Fontes
http://www.lampadasgolden.com.br/press_releases_46.php
http://www.audoc.com.br/materiasnt/13-dicaseconomia
http://www.dimero.com.br/dicas_arquitetos/pdf/dicas_projeto_iluminacao.pdf
http://danielleholanda.blogspot.com.br/2012/02/muita-luz-o-espetaculo-dos-ambientes.html
http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/lampadas-incandescentes-e-halogenas/144
http://www.consul.com.br/blog-como-planejar-a-iluminacao-da-sua-casa/

7 comentários:

  1. Oi Juci! Essa também foi a minha dúvida, fazer o projeto de iluminação. No meu eu só coloquei alguns spots e em todos ambientes quero colocar lustre. Gostei bastante do post foi bastante esclarecedor...Beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. gente mas é muito prendada!!!

    eu nem sei o que plafons hahahha
    não faço ideia de como fazer a iluminação...
    talvez olhando o seu agora, quem sabe tenho ideias né?

    bj
    http://noivinhasemsalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Juci
    Eu acho que nos cômodos apenas com plafons a iluminação não é tão uniforme, mas como esse é o caso dos quartos, acaba deixando mais aconchegante. Mas se vc vai ler na cama por exemplo, precisaria ver uma alternativa.
    Gostei da sala, mas eu faria a sanca fechada e um lindo lustre central ao invés de plafon.
    E na cozinha, extremamente importante colocar os spots em cima da pia, pq somente o plafon no meio vai prejudicar muito sua vida na hora de cozinhar a noite, cortar alimentos em cima da pia só com plafon central não dá!
    beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Juci,
    Que legal seu projeto, o meu também fui eu mesma que fiz, rsrs
    adoro!! acho que vai ficar super bacana suas ideias, em casa eu vou fazer sanca fechada na sala e quero alguns pendentes e lustres, estou fazendo meu post assim que tiver pronto posto pra vcs!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Também não entendo nada de iluminação. Adorei o seu projeto, vai ficar ótimo.
    Obrigada pelo apoio no meu cantinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Ficará ótimo!!!
    Tem lojas de iluminação que fazem todo o projeto gratuitamente!! :)
    Aqui na casa vou colocando aos poucos... quando os móveis já estão dentro que a gente vai percebendo o que fica melhor!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  7. ola ... amei .. ficara tudo lindo .. voce tem um otimo gosto. bjokas

    ResponderExcluir