quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Planejamento - resposta do exercício


Vocês lembram que fiz uma postagem sobre o planejamento da obra? Quem não viu, clica aqui. Bem, agora que sou uma pessoa mais 'experiente' com a minha reforma venho responder como funcionou ou não pra mim.

A reforma em si ainda não terminou, mas estamos acabando a parte grossa.

 Definindo "parte grossa" by Jucimára Brito (euzinha):  é a parte que muda completamente o visual do apê, mas também é aquela parte que suja tudo, que você pode vir a se estressar . Também significa a parte que você gasta muito e todos os orçamentos são bem salgados. Toda reforma que se preze, mesmo que seja de um só cômodo passa por essa fase.

Então, vamos lá a minha experiência:

1. Medição da loja de móveis para encomenda dos armários 
2.  Remoção das cerâmicas instaladas pela construtora (cozinha e banheiros apenas)
3. Instalação piso varanda
4. Definição dos pontos de luz, tomadas, antena
5. Elétrica
6. Mudança posição máquina de lavar e tanque
7. Mudança de torneira de parede para de bancada - quem já tiver passado pela experiência me conta
8. Revestimento
    Pastilhas cozinha e banheiro
    Instalação do porcelanato cozinha e banheiro
9. Gesso
10. Mudança das portas - alterei apenas a porta de entrada
11. Instalação das maçanetas e puxadores
12. Pintura
13.Pintura das portas
12. Mudança posição fogão e geladeira**
12.Instalação do granito banheiro
14. Instalação das luminárias e chuveiros
15.Instalação do laminado quartos e sala
16. Rodapés
17. Montagem dos móveis quartos e cozinha
18. Instalação dos eletrodomésticos
19. Instalação do granito cozinha
20. Rodopia- iria ser sóculo  aqui. Se possível farei o rodopia
21.Box dos banheiros

Toda a fase com a fonte verde foi concluída, estamos finalizando a fase azul (finalmenteeee) e as necessidades em vermelho estão esperando a pintura terminar pra acontecerem, com exceção do  rodopia e do box, o resto já está tudo comprado.

Eu tirei da lista o papel de parede porque é um item que não faz parte desta fase. Acrescentei outras coisas também. Se vocês perceberem bem, algumas coisas foram feitas de forma concomitante, ou seja, uma coisa não atrapalha a outra. O gesso foi depois da cozinha pronta (com porcelanato instalado inclusive). Eu tive super sorte com o gesseiro, então não ficou uma 'caca' de sujeira, mas o aconselhável é fazer antes, mas no meu caso eu super demorei com a parte elétrica. Aliás gente, devido a inexperiência, às vezes demoramos tanto pra definir as etapas, se tiver pressa se programe antes porque mesmo sabendo de tudo o que eu queria, existe uma grande possibilidade de nos atrapalharmos no processo todo. 

No meio disso tudo separe tempo pra ir nas lojas, pra fazer orçamentos, pra chorar um tiquinho de raiva ou arrependimento, pra comprar, comprar e comprar. Ah, quem for fazer móveis antes de entrar é bom pegar o projeto e ver todos os pontos  de energia antes, eu quebrei minha cabeça e fui lá só conferir se tava tudo certo batendo com o programa que ele utilizam. O pior que depois de tudo pronto, alterei mais uma vez o projeto e vamos ter umas diferençazinhas, mas se não fosse por isso, estaria tudo OK.

Quem achar que eu esqueci de algo comenta aê que eu vou editando pra ficar beeeem completinho!!!


Beijos,

Juci








6 comentários:

  1. Jucii, adorei o seu "Cronograma"... ficou bem bacana!
    Quanta coisa já foi feita hein mulher... muito legal... logo logo o apêzinho está pronto!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Juci
    Acho que organização nunca é demais, ainda mais com obra, são tantas coisas pra fazer, que precisamos de um checklist pra saber se estamos cobrindo tudo.
    E mesmo quando pensamos que estamos, todo dia aparece algo que esquecemos.. vejo isso agora, passei meses fazendo projeto e agora que começou a execução já apareceram váaaarias coisas que eu tive que perguntar se já estava contemplada, se dava pra por.. até a lava louças da área gourmet eu esqueci.. e lava louça é uma coisa que eu não vivo sem, graças a Deus deu tempo de ver logo!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Parece que foi ontem que você começou, e agora está finalizando!! Uhu!!!
    Logo quero ver tudo decorado!!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  4. Menina é tanta coisa, tantos detalhes... Ainda estou no começo e querendo logo que termine.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Na época da construção da minha casinha eu sempre fazia as minhas listinhas pra não me perder nos itens que precisavam ser feitos ou revisados e ainda assim aconteceram algumas falhas...planejamento nunca é demais vc está certíssima.
    Adorei as pedras dos seus banheiros,ficaram lindas.
    Bjos

    Blog Cris - A Dona da Casa

    ResponderExcluir
  6. Apesar de eu ser super organizada, não consegui fazer nenhum cronograma. Pensei em gesseiro, parte eletrica e pedreiro antes de tudo. Depois disso fomos fazendo pintura e moveis depois, piso...
    Agora, a parte que chegou é a dos detalhes, onde tem que escolher tudo com muita calma, e o pior... agora o dinheiro ja ta acabando kkkkkkkkkkkkk. Papel de parede vai ter que esperar, espelho tb... :/
    É normal tanta loucura né.. rs

    Bjuuuuuuuuuuuuuuus e obrigada pelo seu comentario lá no blog, vc é um amor.

    ResponderExcluir