domingo, 29 de setembro de 2013

Base de alvenaria na cozinha


Pessoal,

Hoje vou falar sobre algo que passei a semana toda pesquisando. Como meu apartamento é mini mini, minha cozinha segue o mesmo padrão, mas além disso nosso apartamento tem uma peculiaridade, não tãooo peculiar assim, mas que às vezes tira o meu sono: o condomínio é construído em alvenaria esrtutural. Isso quer dizer:



Conforme vocês podem ver no aviso fixado na entrada do prédio, lemos logo isso, ou seja, não dá pra nem pra ter dúvidas, então vou tentar fazer a minha parte quanto a esse quesito. E o que isso tem a ver com a base de alvenaria pra cozinha? Tudo!!! Como eu vou poder chumbar o granito na parede? Deixo o granito tendo apenas como base o armário?

Além destes quesitos, pra mim também entra a parte estética: eu acho um verdadeiro charme uma base de alvenaria, que poderá ser revestida com o mesmo granito da bancada ou com o mesmo piso da cozinha.

Base revestida com o mesmo piso.

Base revestida com granito. Cozinha fofa e linda do blog Dicasdonovoape

Imagem da Internet
Seja lá que tipo de revestimento seja escolhido ou ainda se poderemos ou não chumbar o granito na parede, quero uma base de alvenaria na minha cozinha. Vocês sabiam que além de servir como estrutura para a bancada e armários, essa base também serve para proteger os armários, pois o vão que fica em baixo dos armários, vão ser limpos, e ao jogar água, os armários podem ser molhados, e como vocês sabem umidade e madeira não combinam.

Bom, depois de mostrar pra vocês todos os benefícios que encontrei pra fundamentar a minha escolha, me deparo com a pergunta do marido: "então temos que ter a medida exata pra fazer a base!". Nessa hora não sabia o que responder. Pesquisei nos blogs e não achei nada a respeito sobre isso, mas graças ao nosso ilustríssimo Google, olhem os principais pontos que precisamos saber na hora de construir um sóculo (= base de alvenaria):


  • A base de alvenaria não precisa ter a medida exata da bancada:
Os sóculos devem ter um recuo em relação a bancada de 8 a 10 cm para acomodar os pés, ou seja, para que seus lindos pezinhos não fiquem batendo na base. Por exemplo, se a bancada com os móveis tiverem 60 cm,  a base deverá ficar entre 50 e 52 cm. Observem essa imagem ilustrativa:



(imagem: Revista Arquitetura e Construção, maio/2001)
Imaginem se não tivesse o recuo, ficaria ergonomicamente desconfortável lavar o pratinho. 


  • Altura
O sóculo poderá ter entre 5 e 18 cm, mas pra fazer esse cálculo é bom considerar a altura ideal total, já somado as alturas da bancada e dos armários para depois saber quanto vai ficar o tamanho da base

Considerando esses dois principais quesitos, só me resta decidir de que forma irei revestir essa base. Minha preferência é claro é pelo granito, mas isso depende de outros fatore$$, se é que vocês me entendem. Não sei se vou utilizar a mesma base nos banheiros, mas é algo a se considerar mais pra frente. 

E vocês, como pretendem fazer? Armários aéreos, base de alvenaria, granito chumbado?!

Fontes:
http://rocelirapiniarqdecor.blogspot.com.br/2010/02/cozinha-e-ergonomia.html
http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/cozinha-aspectos-construtivos/89

Juci

36 comentários:

  1. Oi Juci!
    Vim retribuir a visita e estou ficando!

    Nessas horas que eu penso se vou usar bloco estrutural na minha obra... os arquitetos hj querem sempre empurrar isso pra gente, mas não sei não!

    Eu tb sou a favor da base de alvenaria, certamente fará parte do meu projeto tb!

    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana...no caso dos prédios, ainda é pior porque eles não preveem todos os pontos de elétrica que precisamos e eu queria mudar a posição do fogão e da geladeira, mas nem sei se poderei por conta do ponto do gás embutido.

      É algo a se pensar mesmo, mas no seu caso, pelo menos tudo será antecipadamente projetado, mas eu fico pensando no depois.

      Boa sorte na sua escolha!

      Excluir
  2. Legal essa ideia de base de alvenaria , mas eu não vou fazer não quero investir muito no apartamento , minha intenção é fazer algo barato fácil , simples e bonito , sem nenhum móvel planejado , será que eu consigo ? tarefa difícil de verdade , mas tudo que eu fizer vou postar no blog e vocês dirão se ficou bom ou não , combinado ,
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pra apartamento, acho sua ideia bastante corajosa, porque nesses pequenos apartamentos tudo precisa ser minunciosamente pensado, mas isso não quer dizer que não vá conseguir. Eu acho massa quem foge do tradicional, apesar de não ter a mesma coragem, mas é sim admirável!

      Sempre vou aparecer pra visitar sua casinha e dar uns pitacos!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Ai mulher...eu queria tanto...mas, qdo fui repaginar o meu...nem manjava dessas coisas, e se fosse fazer hj...não sei se ficaria legal tb...pq ele tem uma grande distância do chão...não parece pouca assim, como a das fotos...mas q fical legal, fica né...com um lindo acabamento...vou te seguir para acompanhar as boas novas tá? Adoro! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kátia, é um acabamento q pelo menos está nos meus planos, só não sei se poderei concretizar, isso vai depender do que a construtora orientar.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oiii
    menina achei su blog e vi quer vc , voltou, e foi
    fica aquiii
    adoro ele

    ahh ja deixei um presente pra vc

    http://noivinhasemsalto.blogspot.com.br

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen, já estou lhe seguindo também!!!

      Volte sempre por aqui!!!

      Obrigada !!!

      Excluir
  5. Oi Juci! Acabei de conhecer seu cantinho, gostei muito e vou ficando...
    Moro num apê estrutural, aqui duas das paredes eram só para dividir o ambiente, então consultei o engenheiro da obra e retirei a parede que dividia a sala da cozinha e ergui uma de 80 cm para cobrir a geladeira, e chumbei normalmente o granito e apoiei o armário na parede, só nos proibiram de furar a lage, e fazer cortes profundos nas mudanças de tomadas.
    Quanto ao sóculo, eu fiz em outra casa que tinha e revesti com o mesmo piso da cozinha, confesso que ficou muito bonito, nessa cozinha atual não fechei porque o cano do gás e a válvula fica debaixo da caixa do forno.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane, primeiro obrigada pela visita na minha casinha.rsrsr

      Tomara viu que eu tenha essas possibilidades, porque tem prédios que não podem nada e outros que são mais permissivos , coisas da construção mesmo que só um engenheiro pode dizer né?!

      Já estou lhe seguindo e sempre vou lá pra tomar um cafezinho!!

      Abraços!

      Excluir
  6. Juci,

    Muito obrigado, seu post me ajudou bastante.
    Também farei a minha base de alvenaria e o revestimento será o piso da cozinha.

    Renan

    ResponderExcluir
  7. O rodapé tem que ser da altura do sóculo?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, se eu fizer um soculo de 22 cm fica feio

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de saber se esta base de 10 com por 2.85 de comprimento vai comprometer pois moro em apartamento 4 andar. Podem me responder por favor?

    ResponderExcluir