Olá gente!
Gente, eu achava que tudo estava definido até receber o apartamento. Incrível como às vezes me sentia perdida. São tantos detalhes, que ficava pensando se ia dar tudo certo mesmo. Ficava pensando no ponto de água, se iria ficar centralizado, nas tomadas e tudo o que envolva medidas.
A loja dos móveis foi no apê e tirou todas as medidas. Até do lugar onde não teria móveis ela tirou e achei o máximo né?! Com aquela trena a laser 'chiquetosa'!
Os principais eletrodomésticos que tenho são: Geladeira, Fogão, a lava e seca e o microondas. (1) Corremos para o manual pra saber não apenas o tamanho do produto, mas também as folgas exigidas para cada um deles.
Não coloquei as medidas do fogão nessa tabelinha pelo motivo do mesmo necessitar do nicho e estava com preguiça de desvendar aquele desenho feito pela NASA pra Electrolux!
Ou seja, para a máquina de lavar precisei somar o tamanho do produto, mais as folgas exigidas, além de (2) considerar também as alturas para a saída de água da máquina e da posição da tomada, conforme abaixo:
Fonte: Manual LG |
Para a geladeira deixamos 80 cm de espaço, foi o suficiente e até conseguimos tirar a gaveta, que era nossa maior preocupação.
Observem que todos os pontos estão de acordo com o que recomenda o manual, no entanto, a tomada e a entrada de água ficaram acima da bancada, que ficou a exatos 92 cm do chão. Preferimos seguir a recomendação do fabricante e pensando bem é mais prático. A máquina quando não usada deve ser desligada na tomada, imagina se todas as vezes eu tivesse que arrastar a máquina pra desligar. Se vocês também estão em reforma observem essas questões antes de tudo, pra não terem problemas.
Blog o Ambiente Ideal. Clique aqui. |
Meu principal problema foi que o rodopia ficou muito perto dos lugares das torneiras, então tivemos que abrir mão do acabamento do registro da lava e seca e do tanque - tá fiquei com raiva, mas procurei esquecer porque quebrar pra ter esses acabamentos está fora de cogitação, pois chega uma hora que não aguentamos mais obra.
Para o fogão de 4 bocas, as especificações são:
Manual Electrolux - Tá vendo que é desenho da NASA!!! |
Ah! Mudei o local da máquina - que era no canto- pra ter uma área seca que servisse de apoio e foi a melhooooor coisa que fiz, usamos bastante essa área aí.
Por último e que mais me deu dor de cabeça foi o microondas. Meu microondas é grande (é o blue touch da Electrolux) e minha área seca é pequena e eu detesto microondas saindo na área de trabalho porque sou alta e fico com uma péssima sensação com aquilo perto de minha testa rsrsrsrsrs. Eu iria colocar do outro lado da cozinha, mas eu precisaria de uma torre de 55 de profundidade pra abrigá-lo - isso pro futuro - com isso ficaria com apenas 65 cm de circulação. Achei muito pouco. Daí o microondas voltou pra bancada principal, mas deixei ele lá na lavanderia. Mas aí mudei ele novamente de posição, ficou perto do fogão e do depurador, apesar de pouco usual, foi uma decisão acertada.
Conhecida as medidas, fechamos o projeto e foi a hora de (3)calcular os pontos e locais das tomadas baseada nas medidas que recebi do projeto e depois foi só conferi na loja. No programa eles tem como incluir as tomadas, eu não sabia e fiz em casa, mas me otimizou tempo, porque foi só conferir. Também calculamos o lugar do ponto da água, do local de ligação do gás (dentro do primeiro gaveteiro inferior) e a tomada do fogão que não pode ficar atrás do nicho.
Além dessa tem outra de frente, mas só tenho impressa! |
Então, apesar do post ter ficado grandão, mas o objetivo é justamente deixar o passo a passo de como o meu quebra-cabeça foi montado. Não vou mentiiiiiirrrr...dá uma afliçãooooo, mas tudo deu certo!!!
Vou resumir:Conheçam as medidas dos eletros
Defina todas as tomadas todas que você irá precisar e marque antes de pôr os revestimentos
Observe as tomadas de 10 e de 20 A (Microondas, lava e seca, etc.)
Confira com a loja de móveis antes de mandar o pedreiro e o eletricista meterem mão na obra!
Ufa.... Acabei. Bjão grandão!