domingo, 29 de setembro de 2013

Base de alvenaria na cozinha


Pessoal,

Hoje vou falar sobre algo que passei a semana toda pesquisando. Como meu apartamento é mini mini, minha cozinha segue o mesmo padrão, mas além disso nosso apartamento tem uma peculiaridade, não tãooo peculiar assim, mas que às vezes tira o meu sono: o condomínio é construído em alvenaria esrtutural. Isso quer dizer:



Conforme vocês podem ver no aviso fixado na entrada do prédio, lemos logo isso, ou seja, não dá pra nem pra ter dúvidas, então vou tentar fazer a minha parte quanto a esse quesito. E o que isso tem a ver com a base de alvenaria pra cozinha? Tudo!!! Como eu vou poder chumbar o granito na parede? Deixo o granito tendo apenas como base o armário?

Além destes quesitos, pra mim também entra a parte estética: eu acho um verdadeiro charme uma base de alvenaria, que poderá ser revestida com o mesmo granito da bancada ou com o mesmo piso da cozinha.

Base revestida com o mesmo piso.

Base revestida com granito. Cozinha fofa e linda do blog Dicasdonovoape

Imagem da Internet
Seja lá que tipo de revestimento seja escolhido ou ainda se poderemos ou não chumbar o granito na parede, quero uma base de alvenaria na minha cozinha. Vocês sabiam que além de servir como estrutura para a bancada e armários, essa base também serve para proteger os armários, pois o vão que fica em baixo dos armários, vão ser limpos, e ao jogar água, os armários podem ser molhados, e como vocês sabem umidade e madeira não combinam.

Bom, depois de mostrar pra vocês todos os benefícios que encontrei pra fundamentar a minha escolha, me deparo com a pergunta do marido: "então temos que ter a medida exata pra fazer a base!". Nessa hora não sabia o que responder. Pesquisei nos blogs e não achei nada a respeito sobre isso, mas graças ao nosso ilustríssimo Google, olhem os principais pontos que precisamos saber na hora de construir um sóculo (= base de alvenaria):


  • A base de alvenaria não precisa ter a medida exata da bancada:
Os sóculos devem ter um recuo em relação a bancada de 8 a 10 cm para acomodar os pés, ou seja, para que seus lindos pezinhos não fiquem batendo na base. Por exemplo, se a bancada com os móveis tiverem 60 cm,  a base deverá ficar entre 50 e 52 cm. Observem essa imagem ilustrativa:



(imagem: Revista Arquitetura e Construção, maio/2001)
Imaginem se não tivesse o recuo, ficaria ergonomicamente desconfortável lavar o pratinho. 


  • Altura
O sóculo poderá ter entre 5 e 18 cm, mas pra fazer esse cálculo é bom considerar a altura ideal total, já somado as alturas da bancada e dos armários para depois saber quanto vai ficar o tamanho da base

Considerando esses dois principais quesitos, só me resta decidir de que forma irei revestir essa base. Minha preferência é claro é pelo granito, mas isso depende de outros fatore$$, se é que vocês me entendem. Não sei se vou utilizar a mesma base nos banheiros, mas é algo a se considerar mais pra frente. 

E vocês, como pretendem fazer? Armários aéreos, base de alvenaria, granito chumbado?!

Fontes:
http://rocelirapiniarqdecor.blogspot.com.br/2010/02/cozinha-e-ergonomia.html
http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/cozinha-aspectos-construtivos/89

Juci

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Aniversário de casamento e orçamentos

Olá gente lindaaa!

Hoje o post é especial, pois comemoro hoje dois aninhos de casada!!! Pode parecer clichê, mas parece que foi ontem que casamos. Paulo, meu esposo, é meu companheiro, meu amigo, meu amor, minha paixão. Aquele homem que vejo como uma benção de Deus na minha vida, um verdadeiro presente e várias e várias vezes me pego olhando pra ele e agradecendo por tê-lo em minha vida. Não vivemos um conto de fadas, temos nossos próprios problemas, onde o maior agora é essa espera do apê, mas nossos dias são uma delícia, são como sempre fomos. 

Comemoramos de forma bem simples, mas como sempre especial e felizes!!

24/09/2011 - Dia Lindo!

Bom, quanto ao segundo assunto deste post, ontem saímos para fazer orçamentos na Ferreira Costa, uma grande loja de materiais aqui de Salvador. Vimos de tudo: piso, revestimentos, cubas, pastilhas, tanque, pendente, plafon, torneira e etc.

Não levamos nada porque o objetivo é visitarmos outras lojas pra compararmos os preços. Uma coisa me deixou perplexa: nossa cuba e nossa bacia sanitária sofreram aumentos absurdos desde a nossa compra até agora. A bacia riviera da Celite mesmo foi um dos itens que sofreram aumento absurdos. Pior de tudo: havíamos comprado só uma bacia, mas e o outro banheiro??? Ai se arrependimento matasse...deveria ter feito um esforço e comprado outra. Outra questão que nos desagradou um pouco foi o atendimento. Não fomos mal tratados nem nada, mas uma apatia ao passar informações que nos deixava até desanimados. Mas enfim, é algo que esperamos não passar em outro lugar, pois precisamos de orientação, essas coisas.

Bom assim que tivermos mais preços, posto aqui pra termos ideias da diferença entre as casas que iremos visitar e também alguns preços de itens que podemos comprar pela internet.

Um grande abraço a todos.

Juci

domingo, 22 de setembro de 2013

O que desejo - Banheiro - Parte II

Oi Gente!!

Como estão?

Bom, dando continuidade a série O QUE DESEJO para os banheiros parte II, hoje vou falar sobre as bancadas.

Antes disso gostaria de dizer que a maioria das vezes que salvo as fotos, anoto a referência, mas se por acaso alguma foto esteja sem referência, podem sinalizar, para que eu possa dar os devidos créditos.

As bancadas dos dois banheiros serão mini mini, devido ao espaço do banheiro. Esses bancadas mini mini podem ser com granito, nano/marmoglass, crema marfil ou $ile$tone. Tem também o travertino, mas ao menos por foto não gosto de muitas manchas na pedra, mas como nesse mundo nada é definitivo, por enquanto ficará em stand by essa pedra.

Granito


Sempre quando penso em banheiro, penso em algo claro, por isso se a opção for pelo granito, seja por qual motivo for, vou de branco siena ou itaúnas, portanto, pedras escuras ou com muitas manchas estão fora de cogitação para esse ambiente nos meus mini mini banheiros. Por enquanto, fico om as duas outras opções listadas abaixo.


Marmo/ Nanoglass

Eu conheci o marmoglass depois de ler o blog da Flavitcha (Olhaomeuape). Genteeeee, coisa linda de ser ver essa bancada.

Blog Olha o meu Apê

Outro banheiro desse mundo blogueiro com bancada em marmoglass, blog tudosobreareformadoap



Bancada em Nanoglass - blog arrumandomeuape.blogspot.com.br/
Bom, olhando assim por fotos, não parece que tenha muita diferença o que andei lendo é que o nanoglass é melhor pra dar acabamento.

Crema Marfil

Gente, cá entre nós o crema marfil, não fica devendo em nada pra nenhum dos outros no quesito beleza. Claro que o nanoglass e o silestone tem o quesito uniformidade favorável, mas as poucas manchinhas do crema marfil me encanta. Realmente é uma das minhas opções.

Blog O terceiro Sonho - coisa mais linda essa bancada!!!

Blog Olha nosso apê!

Olha ela de novo...essa foto eu guardo a muitooo tempo. É do blog Criative-se.


$ilestone

Em relação ao silestone o que mais gosto são das cores disponíveis, mas para o banheiro é algo que não pretendo de forma alguma usar por conta da minha pretensão de ter um banheiro bem clarinho. Segue um exemplo do blog terceiro sonho:


Eu ainda não tenho orçamento, mas o que "ouço" por aí é simplesmente que o $ilestone é bem carinho, claro que é algo de qualidade, mas assim que tiver as medidas mesmo assim vou querer orçar ao menos a fruto de informação.

Pessoal, eu vejo vários blogs trazendo diversas informações sobre porosidade, dureza, composição, mas como leiga que sou, inicialmente penso na composição do ambiente e quando tiver informações de profissionais posso vim e trazer informações mais concretas pra vocês. O objetivo é trocarmos informações e estou aberta pra isso. A série O QUE DESEJO não é algo definitivo, mas uma forma de construir e não me deixar perdida.

E vocês....O QUE DESEJAM?

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O que desejo - Banheiro

Olá pessoas!

Tudo bem com vocês?! Pra não deixar pra cima da hora e pra dar um ar mais leve ao blog, vou iniciar as sessões 'O QUE DESEJO' que nada mais é do que falar sobre os ambientes que vejo por aí e gostaria muito de ter ou até mesmo daqueles que ainda me trazem dúvidas. Tomara que tudo 'O QUE DESEJO' eu consiga fazer no apê, se é que vocês me entendem $$$$$.

Antes de entrar na série O QUE DESEJO quero falar que nesse meio tempo desejei outras coisas: desejei comprar uma casa pronta, depois comprar um terreno e construir minha casa (ainda terei esse prazer), mas por último resolvemos ficar no apê mesmo, porque precisamos morar logo, ter o nosso espaço e viver o nosso casamento sem muitas preocupações e fora que o investimento pra uma casa ou uma construção mesmo que financiados é alto e demorado, então hoje desejamos receber e morar no nosso apê mesmo sabendo que vamos deixá-lo lindo já pensando em outra coisa beeeem mais pra frente.

O que desejo dessa semana é sobre banheiro. Genteeee, meu apê tem dois banheiros minúsculoooosss, mas quero eles bem lindos.

Já temos cuba, torneiras e até o vaso sanitário, vejam aqui

Pastilhas 

Apesar das pastilhas ficarem lindas nos banheiros e tenho um banheiro que eu particularmente sou apaixonada, este aqui do blog Criative-se, penso que ainda posso mudar de ideia se encontrar alguma pedra como estas abaixo.

Das opções que mais gosto é esta faixa em volta do espelho. Não colocaria pastilha em toda uma parede da área do box, apenas se fosse nos nichos, se pudesse tê-los.

Fonte: Blog Criative-se
Gente, se eu encontrar essa cor da foto, usarei essa cor mesmo. Acho lindo pastilhas com cores claras. Por enquanto o mosaico está fora de cogitação.

Espelho

O espelho, apesar de ser um dos últimos itens que entra na decoração, mas quero um espelho que vá até o início do box. Vejam as fotos.

Fonte: salvei deste blog

Nichos

Não poderei fazer nichos na parede por conta do prédio ser construído em alvenaria estrutural. Pelo menos não o nicho tradicional cavado na parede. Tenho visto algumas opções de moldura em mármore/ granito que de repente podem me ajudar nessa questão!
Seeeee por acaso não der essa última opção vou de prateleiras mesmo!!!

Bom quero um banheiro bem clarinho, com revestimento branco, as cores das pastilhas ainda não definimos e se os banheiros serão iguais. O piso só definiremos quando recebermos também!

Outra dúvida é se a bancada irá até se estender até a parte do vaso ou se teremos uma bancada comum.
Gente que o marido não me ouça. Mas compramos a cuba que linkei no início deste post, mas ela é 35x35 justamente por causa do tamanho do apê, mas acho que para a suíte ficará muito pequena. O que vocês acham?! O próximo post será sobre as bancadas e daí trago o que desejo pra esse item tão importante!

Um abraço a todas!



domingo, 8 de setembro de 2013

Cof Cof Cof !!!

Muita poeira por aqui não?!

Mais de um ano depois venho atualizar o blog. Nunca mais havia escrito, mas também nunca me distanciei desse mundo dos blogs. Todos os dias eu acompanho os blogs de construção, reforma e decoração. O motivo de ter deixado de atualizar é apenas desânimo e o motivo desse desânimo está no simples fato de que não recebemos ainda o apartamento. O compramos em 2009, como contei aqui, e infelizmente já passei por tantos problemas que isso me desanimou.

Primeiro que a Construtora simplesmente fechou as portas, como a obra é segurada pela caixa o empreendimento foi assumido por outra construtora. Nesse meio tempo, entrei com um processo contra a construtora, processo este que consegue ser mais lento do que tudo!

Em segundo lugar, depois de pronto, a empresa de água demorou a dar o laudo pra que a construtora desse entrada no habite-se, o condomínio foi quebrado várias vezes pra resolver o problema.

E por último, uma notícia um pouco melhor, apenas em julho/2013, foi dado entrada no habite-se. A prefeitura fez a vistoria, já deferiu o habite-se e agora só aguardar a construtora pagar o DAM pra liberar o alvará. Só que não temos qualquer contato da construtora e como ela (a primeira) fechou as portas, eles não dão uma satisfação sequer. Mandei um e-mail que foi simplesmente ignorado e não sabemos nem se vamos fazer outra vistoria.

Permaneço morando com minha mãe, mas como desejo ter minha casa. Nossa como desejamos (eu e o marido) isso!!!

Desde Julho tenho estado mais otimista e voltei a sonhar com decorações e reformas. Mas daqui até as chaves me surgiu uma dúvida:  Após o habite-se será que vamos ter que aguardar a averbação pra depois recebermos as chaves ou apenas com o habite-se podemos ter o prazer de receber o nosso apartamento? Se alguém souber por favor me conte como funcionou.

Espero trazer boas notícias, mas enquanto isso não acontece, vou postando os meus desejos, dúvidas e informações novas por aqui.

Um abração a todos!